LEMBRETE:

SEGURANÇA É PRÁTICA DE HÁBITOS DE SEGURANÇA...

terça-feira, 4 de setembro de 2012

QUAL A VIDA ÚTIL DE UM PROTETOR AURICULAR ?


Uma pergunta que está sendo colocada de forma intensa nos últimos dois anos pelos responsáveis peio Programa de conservação de Audição e usuários, e até advogados, Peritos e Juízes sem ter uma resposta que convença.

Em Berlin, Alemanha, na reunião do grupo de trabalho WG 17 de ISO Protetores Auditivos, foi feito o questionamento, para os participantes, segundo informa o Prof Samir N.Y. Gerges, Ph.D. – UFSC.

 Infelizmente não tem resposta.

Será que existe um período da vida útil do protetor Auditivo para todas as marcas e modelos e para todos os usuários ?.

Vamos fazer a seguinte pergunta similar; Qual é a vida útil de seu sapato ?

Por exemplo: João tem pé torto e anda depressa batendo nas pedras e quando volta para casa tira o sapato e joga no canto sujo e molhado.

Mas nosso amigo elegante Batista, anda com pé reto correto e cuida de sua postura, mantendo seu sapato sempre limpo e bem guardado.

O Batista é pão duro, não quer gastar para comprar sapato novo, ele engraxa o sapato dele todos os dias à noite, ele ate não acelera o carro, para não freiar e gastar a pastilha de freio.

O sapato de Batista dura anos, enquanto o sapato de João só dura 6 meses.

Agora vamos para nosso assunto.

Um trabalhador que cuida de seu protetor auditivo, lava ele (tipo plug), troca almofadas (tipo concha), guarda ele em lugar limpo vai ter vida útil mais longa do que sem cuidado, como por exemplo; deixar o protetor cair no chão sujo, não lavar, guardar em lugar úmido e sujo, não colocar ele em contato com produtos químicos para evitar a perda das características, . etc.

Será que nos teríamos a resposta para a pergunta Qual é A vida útil do Protetor Auditivos ?

NÂO TEMOS, porque não existe resposta.
Mas, algumas pesquisas e trabalhos muitos limitados em estatísticas e feitos para certas pessoas usando poucos tipos de protetores auditivos.

Então, apenas temos idéia da período de tempo de uso do protetor.

Mesmo como por exemplo falamos que um sapato pode durar um período entre 8 meses a 2 anos.

●  Um protetor tipo concha pode durar de 6 meses a 3 anos, com uma média de 1 ano;
● Tipo plug de espuma expandida com superfície selado (não deixa liquido penetrar)
     pode ser usado até 15 dias.
● Plug de espuma expandida descartável com superfície porosa apenas um a dois 
   dias.
● Plug de silicone ou borracha pode ser usado de um mês a dois anos, com média de 1 
   ano.

São períodos na qual deve-se considerar que as características que o protetor pode perder até 3 dB de sua atenuação original (quando era novo).

É recomendado que o trabalhador leve seu protetor quando vai fazer teste audiométricos periódicos (cada 6 meses a um ano) e mostrar para o fonoaudiólogo(a) como ele usa e coloca o protetor e receber aula particular sobre a colocação, uso e manutenção do protetor, além de que o fonoaudiólogo(a) pode ajudar na decisão de trocar ou não o protetor ou até só trocar a almofada (tipo concha).

O Aprimoramento dessa pesquisa é um desafio aos SST das Empresas e dos senhores Técnicos e Engenheiros de Segurança, com auxílio, evidente e indispensável do colaborador usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário