LEMBRETE:

SEGURANÇA É PRÁTICA DE HÁBITOS DE SEGURANÇA...

segunda-feira, 5 de julho de 2010

INFORMAÇÃO: SEGURANÇA É PRÁTICA DE HÁBITOS DE SEGURANÇA

Uma EMPRESA é a somatória de indivíduos, focados num mesmo objetivo...
A valorização da VIDA, principalmente na última década, fez com que a SEGURANÇA NO TRABALHO, passasse de uma simples teoria para uma PRÁTICA efetiva...
Empresas que dão valor a segurança de seus Expostos se tornam mais sólidas e mais humanas. Com isso a produtividade cresce numa realidade espantosa.
Vivemos nos dias atuais o processo avassalador do ato de mudar, e o mudar neste caso está caracterizado por um sentido “Latu Sensu” rompendo barreiras e desagregando sociedades. Denominada “Sociedade da informação”, onde a razão entre a força versus o intelecto, passa por uma restruturação em que o intelecto e seu uso hoje sobrepõe-se a força.
Mostrando que o que importa não é ter fisicamente a força e sim dominá-la mesmo que subjetivamente.
O Engenheiro de Segurança nos dias atuais está num grande conflito, pois como as relações de trabalho e a própria organização do trabalho está mudando, imprimindo NOVAS reflexões para o objetivo comum que instrui e formaliza o ato de gerar riquezas através do trabalho.
Num passado bem recente, as empresas se preocupavam com altos faturamentos às custas de riscos de acidentes com seus colaboradores
Agora, a organização do trabalho nunca, desde a revolução industrial, teve tantos conflitos quantos os que estão acontecendo no presente momento.
Nossa capacidade criadora está nos permitindo romper barreiras que podem até prescindir da ação humana nas atividades fabris e construtivas.
Face a isso, o Engenheiro de Segurança, qual o concebemos hoje, se reformatou numa velocidade desejável, e, ainda deve se reformatar muito mais e muito mais rápido, pois como parte de suas atribuições, dentro da divisão do trabalho nos processos produtivos, cumpre o papel de agir como Agente de mudança.
Este papel impõe que o mesmo imprima uma nova relação entre suas ações preditivas, preventivas e reativas quanto a Segurança do Trabalho, dando uma nova rota de ação, que é GERIR o conjunto, com os demais profissionais responsáveis dentro das empresas, facilitando junto aos Expostos novas possibilidades da manutenção dentro de seus atuais empregos ou novas possibilidades, com isso amenizar os efeitos danosos do desemprego e da marginalização tecnológica.
Evidente que, ganham com isso, as empresas, cuidando melhor de seus Expostos, e os próprios, participando do processo com maior segurança.
Que os senhores Empresários atentem para isso e não se limitem a mera leitura da legislação sem preocupação com a interpretação da cultura prevencionista e seu real teor e efeito.
A importância da escolha correta desse tipo de serviço vai além do atendimento imediato da legislação.
Habituar-se em evitar atos e/ou condições inseguras, é um aprendizado, que, com absoluta certeza, melhora a QUALIDADE DE VIDA, dentro das comunidades.
Porisso, é possível afirmar que SEGURANÇA É PRÁTICA DE HÁBITOS DE SEGURANÇA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário